quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Carta Geológica

Carta geológica é um mapa onde são encontradas informações geológicas. Devem ser mostradas informações sobre o que está por baixo da superfície terrestre. É possível, então, representar numa carta geológica o seguinte:

·   Tipo, idade relativa e localização das diferentes formações geológicas;

·   Tipo e localização do contacto entre os diferentes tipos de litologia;

·   Tipo e localização dos depósitos de superfície;

·   Direcção e inclinação das rochas estratificadas;

·   Tipo e localização de aspectos relacionados com a deformação das rochas;

·   Base topográfica que serve de apoio à cartografia geológica.



As cartas geológicas de hoje devem também representar a coluna estratigráfica, que relaciona as várias unidades em termos cronológicos, colocando em evidência o tipo de contacto e a eventual existência de descontinuidade entre elas e o (s) perfil (s) interpretativo (s) definido (s) segundo direcções que permitem uma melhor interpretação das principais estruturas geológicas existente em certa região.

Cartas geológicas são úteis para a prospecção e exploração de recursos energéticos, minerais e exploração de águas subterrâneas; a selecção e caracterização de locais para a implantação de grandes obras de engenharia; estudos de caracterização e preservação do ambiente; estudos de previsão e de prevenção de fenómenos naturais, como, por exemplo, actividade sísmica e vulcânica e estudos científicos.


Fig.1- Carta Geológica da Argentina

Reflexão: nesta últimas aulas de geologia temos vindo estudar algumas cartas geológicas. Foi por isso que decidi referir algumas referências sobre as cartas geológicas.

fonte: google.pt

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nova Carta Geológica de Portugal

Esta notícia foi publicada no dia 26 de Setembro de 2010 pela TSF. Esta nova Carta Geológica de Portugal identifica as zonas de risco e detecta as falhas que podem fazer a Terra tremer.

Esta Carta descreve todas as rochas de Norte a Sul do país e apresenta também a "geologia das ilhas".

Uma das funções desta Carta é descobrir as zonas de risco e detectar as falhas que podem fazer a Terra tremer.

Essa Carta têm escala de um para um milhão, vem ajudar também na descoberta de recursos naturais, como a extracção de água, e no Ordenamento do Território.

No final desta noticia o investigador LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) acrescentou: "A Carta Geológica retrata os conhecimentos que temos em todas estas áreas.


Fig.1- Nova carta geológica de Portugal

Reflexão: Estas cartas geológicas são importantes pois apresenta informações geológicas da superfície terrestre. Estas cartas são úteis para estudos de previsão e de prevenção, para a selecção de locais para implantar grandes obras de engenharia, fenómenos naturais e muitas mais coisas...

fonte: tsf.pt

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nicolas Steno

Nicolas Steno foi o pioneiro que trocou a ciência pela religião.
     
      Nicolas Steno  assinala o 374.º ano desde o nascimento de cientista e investigador dinamarquês. Steno, que nasceu em Copenhaga a 11 de janeiro de 1638, foi pioneiro na anatomia e na geologia.
Steno foi o "pioneiro na anatomia e na geologia" colocou em causa doutrinas tradicionalmente aceites, dando prioridade as suas ideais e convicções.
      Na sua obra destacou avanços nas áreas da anatomia. Nicolas Steno dedicou-se ao funcionamento dos músculos do corpo humano e da contração muscular. Recorreu a uma ciência (a geometria) para provar que o músculo contraído nunca altera o seu volume – apenas a forma.
      Steno fez uma análise com um tubarão, que caminhou nos estudos geológicos a partir daí analisou corpos sólidos no interior de outros sólidos: desde fósseis a minerais, passando por cristais, ou camadas de rocha, entre outros. Deixou uma marca de pioneirismo ao identificar fósseis como pertencentes a organismos que já tiveram vida.
     O longo da sua vida dedicou-se à religião, convertendo-se ao catolicismo, depois de criado na fé luterana.
     Nicolas defendia que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja, até que se converteu. Mais tarde, colocou de lado os estudos científicos e foi ordenado bispo.
    Nicolas Steno nasceu em Copenhaga no dia 11 de janeiro de 1638 e viria a falecer em Schwerin, na Alemanha, a 25 de novembro de 1686, depois de passar por diversas cidades europeias em missão. Morreu em profundo sofrimento.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ordovicico

No âmbito da disciplina de Geologia foi-nos proposto a realização de um trabalho sobre o Período Ordovicico.
Com a realização deste trabalho fiquei a saber e a conhecer melhor a história da vida.
Espero que gostem :)