Litostigrafia
A Litostratigrafia é a subdisciplina da estratigrafia que tem como finalidade a descrição e a organização sistemática das rochas da crusta terrestre em unidades baseadas nas suas características litológicas e na sua relação estratigráfica.
Principios gerais da litostigrafia:
- princípio da sobreposição: têm estratos não deformados qualquer camada é mais recente que a do seu muro e mais antiga que a do seu tecto.
Fig.1- Exemplo do pricípio da sobreposição
- princípio da horizontalidade original: na sua origem os estratos encontram-se na horizontal separados por superficies paralelas e horizontais se assim não se encontram é porque sofreram deformações posteriores à formação. Execeptua-se a estratificação eólica cruzada e os depositos de vertentes que podem surgir na inclinação.
Fig.2- Exemplo do princípio da horizontalidade original
- princípio da intersecção (ou princípio da intrusão/fractura): qualquer estrato ou série intersectada é mais antiga que a interseção. As interseções são geralmente fraturadas e intrusões.
Fig.3- Exemplo do princípio da intersecção
- principio da inclusão: qualquer inclusão é mais antiga que a rocha que a inclui.
Fig.4- exemplo do princípio da inclusão
- princípio da continuidade lateral: qualquer estrato ou camada em toda a sua extenção lateral a mesma idade independentemente dos fáceis diferentes que possam surgir.
Fig.5-Exemplo do princípio da continuidade
fonte: livro de geologia 12ºano
imagens:www.google.pt
Muito bem elaborado este artigo!
ResponderEliminarGedo-Vida **