quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A medida do Tempo e História da Terra

  • Relógios geológicos: permite estabelecer relações temporais entre os vários processos geológicos. Através destes “relógios”, podemos estabelecer datações “relativas” ou datações que permitem atribuir uma idade numérica, e que são chamadas de radiométricas.
  • Estratigrafia: a estratigrafia tem por objectivo organizar o conhecimento geológico através da caracterização de um conjunto de materiais geológicos, estabelecendo relações geológicas entre diferentes regiões, com vista à reconstituição de uma história geológica.
Fig.1- Um tipo de relógio geológico

“Relógios” sedimentológicos''
  • Litostratigrafia: subdisciplina da estratigrafia que tem por fim a descrição e organização sistemática das rochas da crusta terrestre.
  • Unidades litostratigráficas: são unidades estabelecidas a partir das carcterísticas litoloógicas macroscópicas (mineralógicas e texturais).
  • Formação: esta unidade litostratigráfica corresponde a um estrato ou a uma sequência de estratos que apresentam características litológicas, identificadas quer ao nível de um afloramento, quer através de uma sondagem.Formação: esta unidade litostratigráfica corresponde a um estrato oua uma sequência de estratos que apresentam características litológicas, identificadas quer ao nível de um afloramento, quer através de uma
    sondagem.
Fig.2- Um tipo de "relógio" sedimentológico

Reflexão:
Para medir o tempo e a história da Terra os geólogos criaram relógios geológicos e a estratigráfia para dividir os diferentes materiais geológicos. Os métodos de datação baseados na cronologia relativa, quer a partir de dados de natureza sedimentológica “relógios sedimentológicos" quer de natureza paleontológica “relógios paleontológicos", permitem situar um determinado acontecimento geológico relativamente ao presente.
fonte: livro de geologia 12ºano
imagens: www.google.pt

1 comentário:

  1. Artigo muito interessante para nos ajudar a compreender melhor esta matéria.

    Cumprimentos +.+
    Geo-Vida **

    ResponderEliminar