terça-feira, 24 de abril de 2012

Ciclo hidrológico e outros conceitos


Chuva

A chuva é um fenómeno meteorológico que consiste na precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Algumas chuvas não atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair.
Existe três tipos de chuvas:
- Chuvas frontais;

- Chuvas de convectivas;

- Chuvas orográficas







Ciclo da água
 A água é a única substância que existe, em circunstâncias normais, em todos os três estados das matérias (sólidolíquido e gasoso) na natureza. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenómenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é designada por ciclo hidrológico.

Fig.1- Ciclo hidrológico

 A água da evapotranspiração atinge um certo nível da atmosfera em que ele se condensa, formando as nuvens. Nas nuvens, o vapor de água condensa-se formando gotículas, que permanecem em suspensão na atmosfera. Estas gotículas, sob certas condições, agregam-se formando gotas maiores que precipitam-se, ou seja, chove. A chuva pode seguir dois caminhos, ela pode infiltrar-se e formar um aquífero ou um lençol freático ou pode simplesmente escoar superficialmente até chegar a um rio, lago ou oceano, onde o ciclo continua.


Fonte:

  • Manual e caderno escolar

2 comentários:

  1. Há diferentes tipos de chuvas que podem por sua vez influenciar o ciclo hidrológico.

    Bom trabalho, geoexplorador :D

    ResponderEliminar
  2. Muito bem,
    Reflecte bem a importância da água e do seu ciclo.

    cumps.

    Geostones

    ResponderEliminar