sexta-feira, 27 de abril de 2012

Recursos Minerais

Os recursos minerais são recursos extraídos da natureza através de rochas para uso da actividade industrial. É possível conseguir extrai-los da crusta terrestre através da actividade mineira. A exploração mineira é a causadora de poluição ambiental, alterando profundamente a paisagem da região onde está inserida. A extracção dos recursos minerais do subsolo deve ser feita em equilíbrio com a Natureza e de forma a salvaguardar o meio ambiente para as gerações futuras.

Os recursos minerais dividem-se em dois grupos:

-recursos minerais metálicos- Os recursos minerais mais abundantes são: ferro, cobre, estanho, alumínio, ouro, e muitos outros. Estes elementos químicos encontram-se concentrados em determinados locais, com um teor várias vezes superior ao clarke, poderemos estar na presença de um jazigo mineral.


-recursos mineras não metálicos- estes recursos são relativamente abundantes na Natureza. Constituem para as sociedades modernas, substâncias que devem ser consideradas, como bens de primeira necessidade. Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, (ex. calcário, quartzo, mármore, argila, petróleo, etc.) são materiais fundamentais para o bem-estar do Homem.



Tipos de explorações mineiras:

·         Subterrâneas- a exploração ocorre em profundidade
·         A céu aberto – o minério é obtido de uma exploração que ocorre ao ar livre



Reflexão:
 A exploração mineira tem consequências negativas para o ambiente, no caso das minas a céu aberto, que provocam a destruição de habitats, derrube de árvores, alterações das condições hidrogeológicas e da qualidade da água, a deposição de escombreiras contaminadas com metais pesados, o ruído das explosões e o impacto visual. A extracção de minerais é um negócio rentável que poderia ser muito bem aproveitado em Portugal. Só não o é devido a má organização e ordenamento do território nacional, bem como a falta de empreendimento que se vive no nosso país
Fontes:

  • Manual e caderno escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário